Allchemy
http://allchemy.iq.usp.br/
Super portal com notícias links, Biblioteca Virtual de Química,sumários de índice de revistas, cursos, livros, teses, periódicos, publicações.

Associação Brasileira de Químicos e Colorista Têxteis
http://www.abqct.com.br/
Site da ABQCT que tem como objetivos congregar os técnicos que se dedicam àQuímica Têxtil de maneira a fomentar e aprimorar seus conhecimentostecnológicos; promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da indústriatêxtil nacional, publicação de revistas e boletins técnicos; organiza conferências e simpósios, e participar de congressos exposições têxteisnacionais e internacionais; participar de federações ou associaçõesinternacionais congêneres; fomentar, obter e atribuir concessões de bolsasde estudos e aperfeiçoamento no país e no exterior. Edita a Revista QuímicaTêxtil, cujo primeiro número foi editado em 1997. Não contem os artigos naintegra.

Banco de tese - USP
http://www.teses.usp.br/
Site do banco de teses com texto completo defendidas na USP.

Banco de Teses e Dissertações da Universidade de Brasileira
http://www.teses.cpd.unb.br/
Site de banco de teses e dissertações da UNB. Possui um buscador que faz a pesquisa por termos nas diversas áreas do conhecimento. Apresenta dados como título, autor, orientador, palavras chaves e resumo.

Banco de Teses - PPGEP/UFSC
http://teses.eps.ufsc.br
Site do Banco de Teses do PPGEP/UFSC. Contém informações sobre o banco, data das defesas de teses e dissertações, links relacionados, consulta por título, autor, assuntos, etc para busca das teses e dissertações defendidas no PPGEP

BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- IBICT
http://bdtd.ibict.br/bdtd/
O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Biblioteca Digital da UEL (Universidade Estadual de Londrina)
http://www.bibliotecadigital.uel.br
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está disponibilizando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que deve abrigar toda a publicação científica da instituição. Até agora foram incluídas 52 publicações, mas a intenção é digitalizar todo o acervo de 34 anos de existência da UEL e integrar o sistema do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que pretende tornar acessível via Web toda a produção científica nacional.

Biblioteca Digital da Unicamp
http://libdigi.unicamp.br/
A Biblioteca Digital da UNICAMP, foi oficialmente instituída em 08/11/2001, tem por objetivo disponibilizar a produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural. Esta organizada por documentos afins tais como: Dissertações e teses, Hemeroteca, Periódicos eletrônicos, Produção técnico-científica digital.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Universidade Federal de Alagoas
http://bdtd.ufal.br/tde_busca/index.php
Coleção digital de teses e dissertações oriundas dos programas de pós-graduação da UFAL: Letras e Linguística; Engenharia Civil; Física da Matéria Condensada; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Agronomia; Serviço Social; Arquitetura e Urbanismo; Meteorologia; Saúde da Criança; Química e Biotecnologia; Educação; Matemática; Modelagem Computacional de Conhecimento.

Biblioteca Virtual - Centro de Documentação e Informação da FAPESP (BV-CDI)
www.bv.fapesp.br
Site onde o usuário acessa diversas bases de dados referenciais de informações da FAPESP, como projetos de pesquisa, diretório de eventos e teses, além de reportagens publicadas pela imprensa sobre a Fundação e notícias gerais de C,T&I. Reúne diversas fontes de informação sobre ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) em uma única plataforma na internet. O novo serviço vai contribuir para a preservação e disseminação da memória institucional da FAPESP e colaborar para aumentar a quantidade e a qualidade de conteúdos nacionais em C,T&I que circulam nas redes eletrônicas e nas novas mídias. O projeto da BV-CDI está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS). Outros parceiros da iniciativa são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) e o Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas. A BV-CDI abrange todas as áreas do conhecimento e está em fase inicial de armazenagem de dados.

Chemkeys
http://www.chemkeys.com/bra/index.htm
Este site faz parte de um projeto educacional mais amplo e foiidealizado para conter materiais didáticos e textos de referência, emportuguês e espanhol, para o ensino da Química e ciências afins. Asmatérias estão dispostas em três blocos principais, de acordo com oseu conteúdo. Em Assuntos Gerais são apresentados textos sobre assuntostécnicos e científicos, de caráter geral e em linguagem acessível. O blocoMaterial Didático foi orientado prioritariamente para a divulgação dematérias teóricas ou práticas que proporcionem suporte a assuntosrelacionados com a instrução em química de nível superior. Deste blococonstam ainda alguns experimentos para uso no ensino básico ou fundamental.Em Sites de Apoio são comentados os materiais contidos em outros endereçoseletrônicos, com conteúdos considerados relevantes e de interesse na área deQuímica.

Chemweb
http://www.chemweb.com/
Portal de química, links, opções de emprego, periódicos, fóruns.

Cipedya
http://www.cipedya.com/
O Cipedya é uma biblioteca colaborativa de documentos digitais, de uso gratuito, associada a uma interface de busca similar aos mecanismos de busca tradicionais. No Cipedya, professores podem criar uma biblioteca para disponibilizar aos estudantes documentos de um curso, incluindo resumos, apostilas, apresentações ou qualquer outro documento em formato digital. Acadêmicos e pesquisadores podem disponibilizar suas publicações mais recentes numa biblioteca particular, do departamento, do grupo de pesquisa ou da própria instituição.Além disso, palestrantes podem disponibilizar para os participantes de um evento suas apresentações. E autores, escritores e artistas podem disponibilizar suas criações numa biblioteca particular.

CNPQ
http://www.cnpq.br/
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é, desde sua criação, até hoje, uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento. Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.

ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico
http://www.comciencia.br/
Revista eletrônica que apresenta os mais diversos assuntos sempre sob o aspecto do jornalismo científico, entre os assuntos podemos citar: reforma universitária, trabalho, células-tronco, etc. Os artigos são apresentados na íntegra.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/
Página de acesso ao Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Directory of Open Access Journals
http://www.doaj.org
A universidade de Lund, na Suécia, criou um diretório com a lista de periódicos on-line com acesso livre. O serviço disponibiliza 736 periódicos de todas as áreas do conhecimento e línguas. Ao todo 54999 artigos estão incluídos no serviço de DOAJ.

Dissertations Proquest
http://wwwlib.umi.com/dissertations
Base de dados on-line, em língua inglesa, com mais de 1 milhão e 500 mil entradas. Apresenta trabalhos de autores americanos e europeus. São adicionadas 47.000 novas dissertações e 12.000 novas teses a cada ano. As dissertações podem ser lidas até as primeiras 20 páginas podendo ser traduzidas via tradutor.

Estação Ciência
http://www.eciencia.usp.br
A Estação Ciência é um centro de ciências interativo que realiza exposições nas áreas de astronomia, meteorologia, física, geologia, geografia, biologia, história, informática, matemática, além de cursos e eventos e outras atividades com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica.

Galeria de Químicos Famosos
http://www.geocities.com/Wellesley/Garden/4892/Galeria/galeria.html
Site bem interessante sobre química além de dados sobre químicos famosos, possui Tabela periódica, notícias, opiniões e pesquisa em química e outras ciências, sociedade de química, software e página do prêmio nobel.

GSW - GeoScience World
http://www.geoscienceworld.org/lists/allsites.dtl
O site da GSW apresenta todas as revistas de Geociências cadastradas.

Holmes
http://www.holmes.feudo.org
Holmesum "detetive digital" que busca e indexa trabalhos acadêmicos de repositórios e periódicos de Ciência da Informação e áreas afins.
Atividades como levantamento bibliográfico e busca facilitada em múltiplos repositórios e periódicos com "revisão pelos pares" (peer-review) são as principais justificativas para um sistema como esse.
O sistema é novo sendo assim está sendo realiza testes e alguns problemas são conhecidos e estão sendo analisados para serem solucionados, como por exemplo:
a) O Holmes não consegue reconhecer acentuação nos dados importados a partir de 2 (dois) periódicos eletrônicos;
b) Algumas partes do sistema ainda não foram traduzidas.
O desenvolvimento de métodos (agentes inteligentes) que possam indexar periódicos que não utilizam o protocolo OAI é uma possibilidade que dependerá da aceitação do Holmes.
Até o momento o Holmes conhece 5.345 artigos em 11 periódicos ou repositórios diferentes. A tendência é que esses números aumentem tanto com a publicação de novas edições dos veículos indexados quanto com a inclusão de novos periódicos e repositórios na lista do Holmes.

Instituto de química - USP
http://www.iq.usp.br/
O instituto está organizado em dois departamentos: Departamento deQuímica Fundamental e Departamento de Bioquímica. O site apresentaserviços, links áreas de pesquisa nestes dois departamentos citados.

Journal of the brazilian chemical society
http://jbcs.sbq.org.br/
Site do jornal da sociedade Brasileira de Química. Apresenta artigos na integra na área de química desde 1990.

Latindex
http://www.latindex.unam.mx
Diversas revistas científicas editadas em países ibero-americanos foram compiladas na biblioteca virtual Latindex, que com 14 mil títulos se transformou em uma plataforma única de difusão das descobertas científicas da região.
Os serviços beneficiaram o acesso do público à produção acadêmica por meio da internet e constituem um incentivo para que cientistas da região possam mostrar seu trabalho, às vezes excluído nas publicações européias e americanas. O objetivo do Latindex é "mostrar que nem tudo publicado no exterior é melhor. A organização quer que todas as revistas registradas ofereçam gratuitamente seus textos. Isso já acontece, como conseqüência de uma corrente acadêmica que procura dar acesso total à produção científica, contra o modelo de privatização dos serviços.

Lista de periódicos
http://www.blackwellpublishing.com
Listagem selecionada de periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento.
A forma de apresentação dos periódicos são por meio de resumo ou texto completo.

LivRe
http://livre.cnen.gov.br/
O CIN ( Centro de informações Nucleares) desenvolveu e disponibiliza um portal com 2198 periódicos acadêmicos de livre acesso na Internet, chamado LivRe. É possível fazer buscas, por assunto, por periódicos avaliados por pares, indexados, por idioma dos artigos, por área de conhecimento e por índice alfabético de títulos. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).

OAIster
http://oaister.umdl.umich.edu/o/oaister/
O OAIster é um projeto da Biblioteca Digital da Universidade Michigan, que, embora sendo um banco de dados americano, apresenta recuperação da informação de itens na língua portuguesa, devido as bases de dados que congrega. Essas bases de dados participam do projeto "arquivos abertos", disponibilizando textos completos em diversas áreas do conhecimento.

Oasis
http://oasisbr.ibict.br/
OASIS.Br é o portal brasileiro de repositórios e periódicos de acesso aberto que permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em todos os repositórios digitais e periódicos científicos eletrônicos que utilizam o protocolo OAI-PMH, constituindo-se, nesse sentido, em um provedor de serviços.

Periódicos Qualis Nacionais no portal da Capes
http://www.periodicos.capes.gov.br/
Este site apresenta um lista de periódicos com circulação nacional, internacional, classificados em nível A e/ou B disponíveis com texto completo gratuitamente na Internet. Está organizado por área do conhecimento e ordem alfabética de título.

Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
http://acessolivre.capes.gov.br
Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes que oferece gratuitamente, 1050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além do banco de dados com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras. Além das publicações, os interessados terão acesso a 17 sítios que oferecem publicações de acesso gratuito, bases de dados referenciais e estatísticas de organismos nacionais e internacionais, dentre eles, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Biblioteca Nacional, em que estão disponíveis 650 livros das áreas de ciências biológicas e da saúde, além de livros, manuscritos, gravuras, partituras e fotografias.

Portal de Recursos Minerais
http://www.prossiga.Br/recursosminerais
Considerando a importância do setor mineral, o Prossiga cria o portal de Recursos Minerais, contendo as mais variadas informações sobre geologia e mineração, para todos os interessados nesta área. Pode-se encontrar informações atualizadas sobre associações do setor mineral, entidades sindicais, empresas de mineração, fornecedores de serviços e equipamentos, institutos de ensino e pesquisa, científica e tecnológica, laboratórios analíticos, órgãos de fomento e financiamento à geologia e à mineração, museus, bibliotecas e litotecas, além de ter acesso a informações sobre publicações e mapas diversos, legislação, estatísticas e várias bases de dados.

Prossiga
http://www.prossiga.br/bvtematicas/
Site de bibliotecas virtuais temáticas do Prossiga

Qualis - Classificação de periódicos, anais, jornais e revistas
http://qualis.capes.gov.br/
Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Tal processo foi concebido pela Capes para atender a necessidades específicas do sistema de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas pelo Coleta de Dados. A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade - A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos - local, nacional ou internacional.

Química
http://www.quimica.com.br/
Portal onde estudantes e pesquisadores encontram diversos linkspara os principais sites nacionais relacionados as matérias ensinadasnos cursos técnicos ou superiores. Este site surgiu visando ajudar e facilitar a vida de estudante de segundo grau. Contém as matérias ministradas no segundo grau com algumas dicas.

Revista Ciência & Engenharia
http://www.cieng.ufu.br
A Revista Ciência & Engenharia é publicada pela Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo divulgar os trabalhos técnicos científicos nas áreas de engenharia (de civil, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, química e agronomia), Ciência de Computação, Matemática, Física e Química. Contém índice e resumo dos artigos.

Revista de Graduação da Engenharia Química
http://members.tripod.com/~collatio/
Revista sobre engenharia química apresenta os artigos na íntegra do número 01 ao número 10.

RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor
http://www.rits.org.br
A Rede de Informações para o Terceiro Setor é uma organização privada, autônoma e sem finalidade lucrativa fundada em 1997 com a missão de ser uma rede virtual de informações, voltada para o fortalecimento das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Scielo
http://www.scielo.br
A Scientific Electronic Library Online - SCIELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
O site apresenta periódicos de diversas áreas com texto completo. Estão organizados por ordem alfabética de título, assunto, autores.

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)
http://www.ibict.br/secao.php?cat=SEER/Equipe
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) foi traduzido e adaptado pelo Ibict em 2003 baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, no Canadá. A partir de 2004 passa a ser distribuído com a denominação SEER. É um software gratuito desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, possuindo ferramentas essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Possibilita acesso no conteúdo das revistas brasileira e estrangeiras que fazem parte deste sistema, de acordo com as edições disponibilizadas.

Sociedade Brasileira de Química
http://www.sbq.org.br/
Apresenta informações que relevem e divulgue a Química para a toda a comunidade.Contem produtos, suas atividades, diretorias, escritórios regionais.

Tratamento de Água
http://www.tratamentodeagua.com.br/
Portal que tem como objetivo informar sobre equipamentos, sistemas, métodos de preservações para pessoas que estão ligadas ao setor de tratamento de água com diversas informações: eventos, artigos, responsáveis pelo portal, consultoria em algumas áreas específicas, despoluição do rio Tiête , mapas e links.

UNESCO Brasil
http://www.unesco.org.br/publicacoes/edicoesnacionais/mostra_pasta
As atividades da UNESCO no Brasil situam-se predominantemente nos setores da Educação, Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação. Em todos esses setores, a UNESCO tem procurado atuar com base nas convenções e nos compromissos internacionais firmados pelos Estados Membros em diversos eventos e conferências.
No site da UNESCO existem várias publicações para aquisição e e-books disponíveis para leitura direto no computador o acesso é gratuito.
Alguns títulos:
Mundialização e reforma da educação: o que os planejadores devem saber. UNESCO Edições 2002. Brasil. 130 Páginas
Financiamento da educação infantil: perspectivas em debate

Vortal Cadeia Produtiva do Gesso
http://www.prossiga.br/gesso
O Vortal da Cadeia Produtiva do Gesso é uma realização do Programa Prossiga e do Programa de Ação Regional, ambos do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, em parceria com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco/ Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia – FACEPE. Essa Fundação é responsável pela coordenação local das atividades de criação do Vortal. É um serviço baseado na Internet que disponibiliza recursos de informação e de comunicação para o setor gesseiro. Oferece informações sobre organizações do setor (como produtores, fornecedores, transportadoras), assim como sobre instituições governamentais.
Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ)

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ), que integra as atividades do Programa Nacional das Olimpíadas de Química.

... Leia mais

Entendendo a Responsabilidade Técnica - 28/05/2019

Dia 28/05 teremos a presença do Chefe de Fiscalização do CRQ-IV (SP) falando sobre Responsabilidade Técnica. Vagas Limitadas.

Evento Gratuito!
Leia mais


SEDE
Rua Marquês do Herval, 150, 7º Andar - Santo Antônio
CEP.: 50020-030 - Recife - PE - Telefone: 81 3224.3884
E-mail: crq-1@crq-1.org.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 12:00 às 17:00


Delegacia Petrolina
Rua Coronel Amorim, 225, Sala 18 – Centro
CEP: 56.302-320 - Petrolina – PE - Telefone: 81 98492-4059
E-mail: petrolina@crq-1.org.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 13:00 às 17:00

Conselho Regional de Química da 1ª Região
CNPJ nº 11.674.751/0001-00